segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A civilização ocidental está surtando...

... talvez por isso a China venha a dominar o mundo nos próximos anos.
Tudo bem, é de maneira bem abrangente que eu começo um post sobre o real valor da amizade.
Amizade é muito maior que paixão, namoro, casamento. E esse ano, por motivos que eu considero quase torpes, duas pessoas que eu amo muito resolveram me dar um gelo.
Daí eu questiono até que ponto o que eu conheço como amizade tem valor para as outras pessoas.
Para mim, amizade transcende afagos, mimos, presença constante, etiqueta.
Nem sempre a gente vai se dar conta de um pequeno detalhe. Quando alguém me magoa por um motivo torpe, que provavelmente passou despercebido para esse alguém, eu vou lá e digo: olha, não gostei. Mas daí a cortar uma amizade de anos...
Me remete à conversa que tive com um amigo, na semana passada, na qual ele me perguntava se eu cortaria uma amizade importante se soubesse que o amigo tinha cometido um crime. Sério, eu sei que isso leva muitas coisas nas costas, como ética, que tipo de crime, etc. Mas me faria pensar muito antes de cortar a amizade.

Então. Eu estou cheia de gente que opta por botar um valor como esse no lixo por uma ausência, um mimo esquecido, uma cartomante que disse que você não traz bons fluidos, um medo do passado, etc.
Se são esses valores que movem as pessoas, sorry, a minha amizade não abrange essas migalhas.
Eu cansei de pedir desculpas.
Estou aqui para quando precisarem de mim, mas não vou rastejar. Revejam seus conceitos. Quando a gente perde de verdade alguém que realmente importa, a gente vê o quanto isso pesa. O quanto saber que alguém que se ama existe pesa.
Eu perdi alguém que eu amo muito, de verdade, há duas semanas.

Me dá uma raiva imensa saber que amizades são postas fora por coisas tão pequenas.

Créditos para o Fernando Czekalski, que critica muito os valores atuais da cultura ocidental. Onde umas pessoas magoam de verdade e acham que tudo bem e outras se magoam por coisas muito pequenas e acham que é motivo para cortar tudo o que se tem de bom.

9 comentários:

Guiga disse...

Amizade é relativo... Ás vezes a gente é amigo de quem não é nosso amigo, e por isso acontecem essas coisas de um querer desaparecer da sua vida enquanto o outro tá morrendo de saudade. Mas esse tipo de amizade a gente descobre com o tempo.
Amigo meeeeesmo a gente reconhece cada vez que encontra, mesmo que seja uma vez a cada 2 anos! Sem cobranças, sem recadinhos no Orkut, sem telefonemas diários. Como dizia o Free: "Cada um na sua mas com alguma coisa em comum". Graças a deus tenho amigas assim!
Releva, Bia! Vai ver as pessoas estão "on a break" contigo. Logo passa. Logo elas vão se dar conta da amiga que tu és.
E, falando nisso...o vinhozinho sai quando? Hehehe! ;)

Anônimo disse...

So no one told you life was gonna be this way

Your job is a joke, you're broke

your love life is d.o.a.

PS: o que significa d.o.a.?

Beijos da amiga sempre presente,

Rosana

Bia disse...

Bah, vamos lá:
Dead on arrival or D.O.A. is a term used to indicate that a patient was found to be dead upon the arrival of professional medical assistance such as a hospital. Is also frequently used as slang to indicate a new item that was received broken, or that an idea or concept has no chance.
:)

A Autora disse...

Bia, eu espero que a surpresa de sexta e o nosso encontro delícia-urrú tenha feito você ver o quão bobas são essas pessoas que nem lêem as indicações de etiqueta de Amy Vanderbilt nem tem um pingo de bom senso de saber que amizade é sim saber relevar algumas pequenas mágoas, passar tudo a limpo e seguir em frente.

Amigo de verdade a gente só perde quando morre. O resto, se deixou de ser amigo, é porque nunca foi in the first place.

Eu sou bem radical quanto a isso mas, também, já tenho experiência suficiente nessa área pra ter certeza disso.

Beijo

Carolina disse...

nossa, lendo este teu post me vi num desabafo.
exatamente o que eu penso, contudo, já me cansei.
canso de ter de me desculpar ou ter que correr atrás, especialmente qdo não fui eu que errei, não era comigo, enfim, só pra preservar a amizade.
acho que não existe nada mais importante.
sempre digo às amigas que comecam a namorar: não te isola, não esquece as amigas, a amizade em primeiro.
SEMPRE acontece o contrário.
e quem está lá depois? nós, os que avisamos, os amigos.
triste é que muitas vezes somos amigos, mas não TEMOS o amigo que imaginamos.
ou os valores estão tão distorcidos que ninguém dá mais valor pra esse 'tipo de coisa'.
amigo é isso aí, aquele que vai te ouvir, vai falar, vai viver indiadas contigo, te ajudar, te estender a mão.
não existe uma cartilha, se é.
ou não.
e quando vamos fazer um balanco, é triste constatar os VERDADEIROS amigos.
aqueles com os quais se pode contar, que vão estar ali, que podes confiar são poucos, os meus mal cabem numa mão..
uma tristeza e uma dor mesmo ver tantas amizades bacanas de anos e anos se estragarem por motivos torpes, tolos.
pequenice e amizade não andam juntas.
qdo se magoa alguém, ou se pede desculpa ou se passa por cima, mas jamais sepultar uma relacão.
acho que sou mto careta com relacionamentos. no geral, sou muito 'para sempre'. prezo muito.
judiaria que não seja o bastante.
beijo!

Cris Moreira disse...

Nas palavras da Carolzinha (que achou em algum lugar que agora não me lembro), o amigo de verdade é aquele que lembra da tua música quando tu mesmo já esqueceu.

(E, Bia, eu tenho uma memória ótima!)

Beijos

Juliana Menz disse...

de acordo.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Bah..acho que a amizade transcende qualquer capricho, egocêntrismo, fofoca, distância...Na verdade refleti sobre esse assunto a pouco tempo e concluí o seguinte: Vamos valorizar quem nos valoriza! Graças a DEUS tenho amigos de todo tipo, sou uma pessoa sociável e com gostos variados, podendo conviver com várias tribos e aprender um pouco mais por onde ando..MAS, como diz uma amiga nossa...Me desculpe os fuxxxquinhas...Nosso motor é potente e não tem ruim, aceleramos em qqr lugar, damos a volta ao mundo e aprendemos, enquanto muita gente fica presa no seu próprio buraco! Vamos celebrar o que a vida tem de bom com quem nos dá valor, porque merecemos! Certo Bia??