terça-feira, 30 de junho de 2009

Teste interessante

A Cris solicitou que outras pessoas fizessem esse teste.
Eu tive dois resultados.
Um satisfatório e o outro vexamoso.
Eu odeio Martha Medeiros como escritora, com todas as minhas forças. Acho ela medíocre. É a auto-ajuda de toda a mulherzinha, no sentido mais pejorativo da palavra. Desculpas sinceras a todos os que apreciam a autora, mas ela é o Paulo Coelho de saias.

Então, segura que o resultado deu isso:

Antologia poética, de Carlos Drummond de Andrade
"O primeiro amor passou / O segundo amor passou / O terceiro amor passou / Mas o coração continua". Estes versos tocam você, pois você também observa a vida poeticamente. E não são só os sentimentos que te inspiram. Pequenas experiências do cotidiano – aquela moça que passa correndo com o buquê de flores, o vizinho que cantarola ao buscar o jornal na porta – emocionam você. Seu olhar é doce, mas também perspicaz.
"Antologia poética" (1962), de Drummond, um dos nossos grandes poetas, também reúne essas qualidades. Seus poemas são singelos e sagazes ao mesmo tempo, provando que não é preciso ser duro para entender as sutilezas do cotidiano.


Doidas e santas, de Martha Medeiros
Moderninha e solteira, ou radiante de véu e grinalda? Eis a questão da jovem (ou nem tão jovem) mulher profissional, cosmopolita e, apesar de tudo, muito romântica. Eis a sua questão! Confesse: quantas horas semanais você gasta conversando sobre encontros e desencontros sentimentais com as suas amigas? Aliás, conversando não. Analisando, destrinchando... Mas isso não quer dizer que você só questione a existência de príncipe encantado, não. A vida adulta hoje não está fácil para ninguém, como bem mostram as 100 crônicas de "Doidas e Santas" (2008), que retratam os sabores e dissabores da vida sentimental e prática nas grandes cidades.


Peraí que eu vou ali purificar a minha mente com um Nelson Rodrigues e já volto.
Hahaha. Eu já imaginei uma conversa do Nelson Rodrigues com a Martha Medeiros. Ela ia dar uns conselhos todos cheios de psicologia feminina de banheiro pra ele e ele ia dizer que ela tem cara de cavalo e deveria puxar carroça.

10 comentários:

G.D. disse...

Se tem algo que nao tem como resistir sao esses testes-bobocas.

Clico em TODOS. E sempre me dou mal.

Eu, por exemplo: "SOU" dois best-sellers de auto-ajuda (nao revelarei...) e um livro de piadas do Jose Simao.

Para quem esperava "Flores do Mal", enfim...

Alemao de Oculos disse...

O Nelson nem levantaria a cabeça pra dizer isso.

Mairocas disse...

eu também não gosto da Martha Medeiros..

flor disse...

eu também não gosto da martha medeiros.

pra mim, deu: "o vampiro de curitiba", d. trevisan, "antologia poética", drummond, e "morte e vida severina", joão cabral de melo neto.

Mairocas disse...

pq será que todo mundo teve mais que um? eu só tive 1...
pra mim deu "a paixão segundo gh", da clarice

Pat S disse...

Pffff... eu tbm só tive um, e olha... que beleza!!! Martha Medeiros de calças, Sir Paulo Coelho e oseu Alquimista. É o preço q se paga por ser popular, acho.

Olha, I must confess... GOSTO da Martha Medeiros.
Do Paulo Coelho não, não e não mesmo.
E aí? Tem problema?
Hehehe...

Beijos, lindeza de my life!

Ah, há dias tô pra perguntar, o Netinho (Denis Carvalho) era em Locomotivas??? Cujo tema era "Hey mãe, não sou mais menino..." do Tremendão??? Hahaha... Tô ficando véia!!!

Beijos de novo.

Guiga disse...

Eu sou Brás Cubas...amo o livro e amei o resultado do teste!
Acho que o Nelson ia dar-lhe pau na Martha! Hehehe!

isabel alix disse...

Eu sou o Vampiro de Curitiba. Do Dalton Trevisan. Agora que sou esse livro, preciso lê-lo!

Psi Claudia Coelho disse...

Que delícia encontrar comentários que se assemelham tanto a minha percepção sobre a capacidade da Martha Medeiros, e como vc Bia eu acho a Martha um Paulo Coelho de saia...eu abomino ambos, qdo puder dê uma olhada nos meus texto talvez te identifiques por lá tb! Abs

Raíssa Varandas Galvão disse...

Não consegui fazer o teste, mas fico feliz de finalmente achar alguém que me entende e que também odeia a Martha Medeiros. Ela realmente é o Paulo Coelho de saia. Achei que eu era a única que percebia o quanto os livros dela são auto-ajuda de mulherzinha difarçados de "literatura".