terça-feira, 19 de agosto de 2008

Must be listening to an angel...

Às vezes, a lenda é real e dá para ter alguma esperança no ser humano.
Tímido, humilde, cheio de tiques, principalmente no que se refere à posição das pernas e à cabeleira rebelde, Wim Wenders fala pausadamente e tropeça um pouco nas palavras.
O inglês carregado de germanismos não é nem de longe uma impossibilidade de compreensão: pelo contrário, talvez torne a pronúncia mais mansa e aberta. Dispenso novamente os tradutores: vamos ouvir como quem bebe um vinho raro. Vamos ouvir como quem vê um filme alemão.
Ele não prega, ele não abusa do seu próprio status, ele tenta expressar suavemente suas idéias. A que mais me chamou a atenção: "às vezes é preciso ir muito longe para entender o que está perto". Wenders é um poeta com as palavras como é com as imagens e, neste caso, elas não valem mais do que mil palavras, mas se equiparam.
Esperávamos muito, ele nos deu mais do que muito. Ele moveu fronteiras físicas e mentais que separam o lugar comum e o desconhecido. Ele instigou. Provocou sem provocar a unanimidade e calou a boca de quase todo mundo - tinha uma velhinha atrás de mim que não parava de falar - ao mostrar um documentário simples, poético e cruel. E que não deixa de falar na paz.

Para terminar a noite, Wim Wenders tão perto, na hora da sobremesa. Gentil, simpático e adorável. Como um dos seus personagens anjos. Eu me senti abençoada.

6 comentários:

Anônimo disse...

Sinceramente, nunca me agradaram tanto os filmes dele.

Talvez o "Amigo Americano" eu enquadre na categoria - "acho muito bom", e mesmo assim nao passa disso.

Pretendo me especializar mais para poder discutir. Quem sabe re-ver alguns?

VERGONHOSO: admito - nunca vi mais do que alguns minutos de "Asas do Desejo".

Guiga disse...

Eu nunca vi Wim Wenders...mas morro de vontade!
Depois desse post, vou correndo no IMDb procurar alguns pra baixar!

Anônimo disse...

Bia, tu te mudou e eu só fico sabendo agora? "És da internet"?


"A cada dia é mais difícil viver à altura da minha porcelana."

É por isso que agora tu vives sob um fundo branco? Aliás, adorei a testa e a bochecha da Adriana Calcanhoto saltitando no meio do mosaico de artistas.

coiote disse...

eu nunca vi-o.

mas ó, sobre o post das músicas bregas, vai uma dica (se é que já não conhece)

http://www.youtube.com/watch?v=YPnGPIMUnus

mudou minha vida, agora me dedico a treinar e recrutar parceiros pra reencenar o clipe, ao vivo, em lugares públicos.

Vica disse...

Amo Tão Longe, Tão Perto. Eu vou pra bem longe, pra tentar entender o que está perto...

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado