segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Admiração que termina onde a fé começa

Ontem foi dia de ver o David Lynch no Fronteiras do Pensamento. Cineasta, artista plástico e dono de um topete branco com mechas lilases, ele realmente é um ícone do nosso tempo.

Minha admiração pelo seu trabalho começou precisamente em 1991, por causa de Twin Peaks. Mas já ouvia falar dele pelo meu irmão, um fã de O homem elefante. Confesso que não conheço seu trabalho nas artes plásticas, mas no cinema esse senhor comanda. Eu amo seus filmes alucinados e também o tranqüilo e belíssimo
História Real.

Eis que Lynch resolve vir ao Brasil para promover seu livro Águas profundas: criatividade e meditação. E assim que ouvi dizer que ele faria uma participação extra no Fronteiras, lá fui eu a procura de ingresso. Esperei por esse dia que nem criança pelo Papai Noel. Daí o dia chegou, o meu amigo Alexandre teve a sorte de almoçar com o nosso guru, tirou fotos e tal e nos mandamos para o evento.


Sabem quando se tem a impressão de que pagamos por um filme que não valia o ingresso? Então. Lá estava eu, encantada com a clareza com que Lynch proferia as palavras e abismada com o que estava ouvindo. Dentre muitas coisas que faziam pontos de interrogação saltar da minha caixa craniana, ouvi algo como "Sem meditação, a felicidade é superficial". Sim, eu já ouvi isso antes! Perguntas sobre cinema, arte, música foram feitas e todas foram respondidas com "transcendental meditation is a bliss".

Ok, mister Lynch, I had enough from you. Tudo bem, ele crê. Tudo bem, pode ser que dê certo. Tudo bem, talvez um dia eu experimente. Mas por ora, deixe-me com minha negatividade, minha agressividade e minhas convicções. Eu não fui lá para ter lavagem cerebral, muito menos para ficar ouvindo alguém que foi amigo dos Beatles tocar um ritmo que eu não aprecio. Tipo: para mim, Beatles já é chatinho. Imagina alguém que é "amigo dos Beatles". Pois o David Lynch trouxe essa pessoa, o cara era bom lá no que ele fazia, mas eu não queria ver ele, queria ver e ouvir o próprio Lynch falando sobre filmes e não sobre como quem não medita é mais burro, mais infeliz, mais baixo-astral.

Até porque ele não explicou muito bem como a meditação pode trazer a paz mundial. Tipo: vai mandar uma criança nigeriana ficar meditando enquanto toma balaço? Vai dizer lá para o somali que ele pode curar a fome só com meditação?
Sei não, viu? A única coisa que realmente me fez vibrar foi quando, ao responder uma pergunta sobre a função do diretor de comerciais, ele falou que misturar cinema com vendas é um crime. Não que eu concorde plenamente, mas foi muito divertido ver a cara de tacho de algumas pessoas na platéia :D

Assim, termino esse post garantindo para vocês que minha admiração pelas pessoas mingua quando elas começam a querer impingir a sua fé. Vou me limitar a continuar amando os filmes de David Lynch.

10 comentários:

Guiga disse...

Olha, acho que fé é uma coisa pra ser guardada pra si. Preconceito meu mas, todo mundo fica (parece) idiota quando fala de fé.

Tô com peninha de te imaginar com cara de paisagem lá na palestra, hehehe!

Bia disse...

Não era bem de paisagem. Era uma cara de "como assim? até tu, Brutus?"

Adriana Amaral disse...

Bia, pois é, qdo vi q o tema era esse fiquei feliz por nao poder vê-lo. Tb nao gosto qdo tentam impingir algo, é muito chato, vira um discurso puramente vendedor. Tb acho beatles chatinho e nao ia curtir nada o tal amigo. queria mesmo era saber sobre TP ou sobre o Homem elefante, lost highway, etc.

Mas aguarde q Wim Wenders e aprenders estará ai em breve. bjoooo

Anônimo disse...

oi
vi que mudou de endereço
seu blog continua sendo muito legal parabens
sobre lynch jamais gostei dos filmes de ele, nao ligo com seu "lenguagem"
mas respeito

saudaçoes do sul do mundo
j
chile

Simone disse...

Uma amiga minha foi e gostou.. disse que ele é o máximo e coisa e tal, mas agora entendo o porquê, ela também medita. No mais, sim, amo os filmes dele e pronto.

Atualizei teu endereço lá no meu blog e a senhorita poderia atualizar o meu no seu, né???

http://monilittlemoni.blogspot.com/

Bjocasss

G.D. disse...

SEGUINTE.

INVEJA AZGANHA por nao ter ido na palestra.

Mas, como sou um FARSANTE, comentei tambem.

Sou da ala xiita dos admiradores: para mim "Historia real" = BOSTA SUPREMA.

Eu quero anoes birutas e personagens que mudam de rosto!

Rennot disse...

And I was there, licking that white old balls.

Anônimo disse...

Compre duas latas de David Lynch, bata no liquidificador e beba bem gelado. Muito bom.

Atenção: passar no coador antes de beber.

Flor de Maio disse...

seu blog novo ficou lindão!

maumau disse...

Leeeeeeiaaaa... ooooo liiiiiivrooooooooo....

Bá, namastê pra ele!

Nem sempre o artista tá à altura da sua obra.