domingo, 30 de novembro de 2008

Descobrindo o Velho Mundo III - Veneza

Aquilo tudo é sim, de verdade. Não é efeito de foto, nem ilusão fílmica.
Veneza é uma cidade única, a magia é dela e ninguém tira.
E isso que eu cheguei abaixo de chuva.
Dois dias chovendo e eu viciada naquele lugar, não conseguia parar de olhar para tudo e de me perder nas ruas estreitíssimas, onde só passa um por vez. Algo me dizia que valia acordar às 6h no terceiro dia, pois ia ter um sol de arder e, meu Deus, aquela cidade foi sonhada, ela não existe.
Meu primeiro contato com os italianos foi um prenúncio do que viria nos próximos dias: pessoas ríspidas, que cagam e andam para você, turista.
Mas os venezianos não são todos uns cavalgaduras. O recepcionista do meu hotel era um gentleman, e falava francês perfeitamente. O hotel em si, era um espetáculo à parte. Prédio de 1600 e guaraná de rolha, totalmente restaurado. Veja aqui!
Logo de cara, fiz amizade com uns irmãos chineses do restaurante na frente do hotel. Tudo que for de comer é caro em Veneza. Aliás, tudo é caro lá, mas tudo vale a pena. Começa que estar numa cidade em cima do mar Adriático (na verdade, ela fica em cima da Lagoa de Veneza, que é separada do Adriático por um istmo) não tem preço.
Recomendo que quem vá à Veneza não perca tempo dormindo. A cidade apresenta pontos altos em todas as horas do dia. Eu dormia aí pelas 18h e acordava às 21h, para começar tudo de novo. Depois, eu ia dormir às 2h e acordava às 6h.
Além da Piazza San Marco, da Ponte de Rialto, do Grande Canal, do sino da Campanille, Veneza tem a vantagem de não contar com carros. O único veículo lá é o vaporeto nos canais maiores e as gôndolas nos menores.
Impossível resistir às máscaras, aos cristais de Murano (aproveite uma tarde para ir de vaporeto até lá e ver as fábricas de cristais), ao clima sensual desse lugar fantástico. Quero voltar lá muitas vezes e decorar cada detalhe desta cidade ímpar.

Pontos altos:
Veneza existir é ponto mais alto. Particularmente, eu me comovi em caminhar pelas ruas desertas de manhã bem cedinho, só eu, o sol tímido, as pombas e os sinos repicando.

Pontos baixos:
Mesmo em baixa temporada, é cheia de turistas. Não chegou a atrapalhar, mas acredito que não se deve ir na alta temporada, principalmente no verão.

Verdades sobre Veneza:
- É um dos lugares mais lindos do mundo.
- Não dá para andar de gôndola, a não ser que tu vá em um grupo de pessoas, senão sai uma fortuna.
- É um ótimo destino para casais em lua-de-mel, mas tente botar a lua-de-mel em prática quando voltar para o Brasil, Veneza não é um lugar onde se pode passar horas no quarto: ele precisa ser visto.

Mitos sobre Veneza:
- Dizem que fede a mofo. Eu não senti isso.
- A cidade ficou com fama de ser uma putaria, por causa do Casanova, do Carnaval, das máscaras, etc. Não me pareceu.
- Algumas pessoas acham que não vale a pena ir sozinho a Veneza, uma cidade tão perfeita para pombinhos. Olha, eu não sei se é porque eu sou uma solteira convicta, mas eu amei demais estar lá na companhia da pessoa que eu mais amo nesse mundo: eu.

15 comentários:

Anônimo disse...

http://semsugestaodenomes.blogspot.com/
acesse

Anônimo disse...

http://semsugestaodenomes.blogspot.com/

Vica disse...

Deve ser lindo, mesmo. Tu assistiu Pão e Tulipas? Pra mim Veneza deve ser como é nesse filme.

Juliana disse...

Sim, Veneza é um dos melhores lugares do mundo, assim como o Palácio de Versailles.

Mas quanto ao romantismo, mesmo indo com a mãe a tira colo, a cidade é tão linda, que seja sozinho ou acompanhado a gente entra no clima!

Anônimo disse...

Life is good!

Anônimo disse...

Eu fico te lendo a tanto tempo...mas nunca comento nada

Agora que vc ta pertinho vou falar...rs

Vem conhecer a Bélgica...aproveita e toma uma cerveja aqui comigo...

Abs,

Marcus.indg@hotmail.com

Anônimo disse...

o cabeção, lê direito e vê q ela já voltou.

Anônimo disse...

quer tomar uma cerveja bélga comigo? perguntinha AMBEValente.

Bia disse...

Não briguem, meninos!

Anônimo disse...

que c'est triste venice, entao, = LENDA?

Bia disse...

Sim, meu Lorde, é lenda!

Guiga disse...

Veneza é lindíssima mesmo...bem isso que tu disseste: é um sonho! Confesso que até chorei vendo as tuas fotos da cidade deserta às 6h da manhã...tudo muito mágico e com cheiro de orvalho.
Dizem que o que fede são os canais, mas principalmente no verão. Inadmissível é ainda não terem despoluído aquilo tudo...
No mais, Bia...tu estavas maravilhosamente bem acompanhada! :)

Anônimo disse...

PS: dizem que o canal fede por causa das algas que ali vivem, como o gosto ruim da água do guaibão...

Anônimo disse...

quer vir passear de balsa comigo aqui no aroio da catinga em nova hartz?

Anônimo disse...

passei uns 5 dias em veneza, separados por uns... hum, 5 anos, e a impressão foi muito parecida. (nada de cheiro, murano é linda - foste? - e nada de putaria. fui no verão, as duas vezes). tuas palavras dão vontade de ir de novo.