sábado, 15 de novembro de 2008

Descobrindo o Velho Mundo

É só meu ponto de vista, mas eu faço questão de deixar registrado aqui o meu quase-diário de viagem. Não pude fazê-lo durante minha estada no Velho Mundo, porque a soma do meu baixo poder aquisitivo com a baixa inteligência tecnológica do europeu não permitiu, mas sempre há tempo.

Bem, para começar, eu fui sola. Eu, uma mochila, uma bagagem de mão e uma mala. No início, parecia tudo muito simpático, até eu descobrir que a Europa caga e anda se você tem cadeira de rodas ou perna de pau, e as escadas aparecem a cada esquina da sua vidinha. Tirando isso e o fato de que a moça do Visa não entendia que eu era eu mesma e não um ladrão gastando meu dinheiro na Europa, não tive problemas gerais mais graves.

Então, vamos às minhas humildes opiniões (nem tão humildes, dixculpem ox fuxquinhax, acho ótimo!) sobre:

Londres
A Capital do Reino Unido não é nada assustadora como eu pensava. Mas também não é tão cool como você pensava. Olha, amei a troca da guarda e achei tri Camden Town. Ou seja, tem espaço para tudo no meu coraçãozinho. Mas gente, atenção: isso não funciona em Porto Alegre, só para lembrar os indies de plantão. Camden é colorido e barato, mas é bem brega também. E quem vive lá tem noção disso, quem vive cá não tem.
Antes que eu fosse, nove entre dez pessoas me botaram pânico da imigração inglesa. A ponto de eu realmente ter ensaiado minha chegada com protocolo quase diplomático. Levei carta do chefe, comprovante de emprego, comprovante de salário, de residência, o diabo. O British Uncle que me recebeu só leu o papel que se preenche no avião por cima e carimbou meu passaporte, não sem antes dizer que eu aproveitasse bem minha estadia e que esperava que eu gostasse muito da cidade. E de me elogiar na escolha da minha profissão.
Ok, fiquei no bairro da Lady Di. Sou fina, baby. Meus primeiros dias europeus tiveram a companhia do Du e de duas moças que conhecemos no hostel, a Maíra e a Hermínia, de Ijuí - para confirmar a tese do Paulo de que Ijuí vai dominar o mundo. Nos divertimos bastante os quatro, on the streets of London, que é bem mais acolhedora do que eu poderia imaginar.
Londres me preparou uma surpresa: neve no meu primeiro dia. A primeira em outubro, nos últimos setenta anos.

Pontos altos: as casinhas lindinhas dos bairros não-centrais, as lojas de departamentos cheia de ofertas interessantes, o metro organizadinho e aparentemente limpo, a educação britânica, o sol, que brilhou quase o tempo todo.

Pontos baixos: o cheiro de mijo nas cabines telefônicas, o preço absurdo das coisas na Harrods, a falta de facilidades para quem carrega peso.

Verdades sobre Londres:
- os ingleses são polidos, mesmo que não sejam simpáticos
- 9 entre 10 moradores de Londres não são ingleses

Mitos sobre Londres:
- as inglesas são feias. Mentira! Nunca vi tanta mulher bonita. E eram inglesas mesmo, não estrangeiras.
- os ingleses são pontuais. Balela! A troca da guarda é marcada para às 11 horas e acontece lá pelo meio dia.

"So I broke into the Palace with a sponge and a rusty spanner..."

A seguir, conheça Paris sob o meu ponto de vista :D

11 comentários:

Juliana disse...

Só um porém: as ruas em Londres fedem menos do que em Barcelona, e não, o metrô não é limpo... tu não deve ter andado no horário de pico, porque em todo final de linha vem alguém dar uma geral nos vagões. Mas o povo é porquinho e come sanduíche, toma café e suco e deixa tudo pelos cantos... fora os jornais gratuitos pelo chão no início do dia e a tarde.

Vica disse...

Saudades de Londres.

Anônimo disse...

Oi Bia! Tu voltaste! Que legal! Eu achei tri que tu foste sozinha viajar, isso vai mudar a tua vida muito mais do que se fosse acompanhada.
Nos encontraremos para trocar figurinhas.
Beijos,
Maíra

Simone disse...

um dia irei a Londres... e no mais, desde 1991 quando fui morar em Ijuí eu já sabia que um dia ela dominaria o mundo!

Felipe disse...

As inglesas da capital só são bonitinhas em certos bairros mais chiques, e isto certamente por causa da competição das mulheres do continente. Se tu fosse a lugares menos chiques como Brixton, Camberwell ou Croydon ia ver as mulheres do Little Britain. No interior também elas são tenebrosas, mas com um porém, tu pode ver que as mulheres têm potencial, mas elas também têm uma habilidade incrível de se estragar. Antes de chegar aos vinte anos toda a inglesinha do interior já bebeu até ter barriguinha de cerveja, e aprendeu a colocar maquiagem com uma colher de pedreiro...

Anônimo disse...

"now you know how many holes it takes to till the Albert Hall..."

Leonidas

Unknown disse...

minha musa intelectual, voltaste?
mantra!!!

Bia disse...

hahahaha, não eu não sou intelectual!

Guiga disse...

Eu não fiquei tempo suficiente para tecer tantas opiniões como tu...mas Londres é legal! Quero voltar um dia!
Só sei que lá eu conheci o mendigo mais educado do mundo! E pasmem: falava inglês! Ohhhhh! :P

Anônimo disse...

bá, tu tava solita por aqui?

perdi.

há dez anos não vou a London, mas não mudou muito, pelo teu relato e os comments.

beijo!

Unknown disse...

tenho que ir. li "king's cross st. PANCREAS" agora.