quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Post do avião

Estava eu, sobrevoando Brasília nessa tarde de terça-feira, quando resolvi escrever sobre algo que conversava com a Francine na sexta: o quanto a Internet nos tornou coisificados. Vivemos, nos nossos perfis online, nosso momento Caras: neles não somos nós, conhecemos pessoas que não são elas e, quase histericamente, exibimos momentos e alegrias que nunca existiram.

Então, lá vai, baseada em fatos reais:

Essa não é a sua vida

About you:

Aqui, eu sou o que você quiser que eu seja.

Como uma Barbie. Um dia, posso ser Barbie Surf. No outro, Barbie Rural, Barbie Urbana, Barbie Travel, Barbie Zen, Barbie Best Friend, Barbie Best Girlfriend.

Perfis em redes de relacionamento lembram fotos e epitáfios em lápides. Afinal, depois de mortos, todos são perfeitos.

De alguma forma, enterramos a vida real e expomos os melhores ângulos de uma existência quase sempre vazia, como se fossem troféus.

Criamos personagens, ilusões, belezas superficiais e irrealidades. Sorrisos largos disfarçam vidas ocas. Frases feitas, atribuídas a autores cult ou vulgares, camuflam a total falta de inteligência ou de algo a dizer.

Aqui, quase ninguém é, mas todo mundo quer ser.

Perca as esperanças: você não vai me conhecer, nem conhecer ninguém por aqui. A propósito, você realmente se conhece?

14 comentários:

Dona da Linguagem disse...

Bia, que genial!

E que saudade do icq.

Então, quanto à pergunta. Ainda não me conheço realmente. Acho que tenho medo de mim, ihihihi!

;)
(eu sou um mistério a ser desvendado!)

Beixo, beixo. Dia 15, anota aí.

geeow disse...

Bia, também gostei.
Também fiquei com saudades do ICQ. E das tantas coisas de um tempo em que a comunicação virtual era ainda meio mistificada, incrível... Eu estava há uns 12 anos, virando noites e me maravilhando com a internet... e eu tinha uma saudosa comunidade para discutir o movimento Mague Beat chamada Afrociberdelia. Conheci muitos amigos e compartilhei opiniões... Fui num primeiro encontro de amigos virtuais em 1997!!! E lá... num tempo em que a gente não precisava postar links e mostrar os dentes brancos nas fotos (em punta!), te confesso que reconheci muitas pessoas... e passei a conviver com outras tantas... por pura afinidade... identificação... enfim... dava graças pela oportunidade que a inet lançava (naquele tempo), de formar grupos, de aproximar pessoas!! Concordo que hoje os updates queiram "causar"... Gostamos de chamar a atenção e sabemos que, se dermos atenção, vamos recebê-la de volta. Por fim... acho divertido... O que não justifica o tempo perdido nessa lambedura lânguida que é o "profile" de cada um. Grande beijo. Nos escreva sempre!!!

Bia disse...

Meninas, acho que todo mundo que conhece meus perfis sabe o quanto pode soar demagogo esse meu discurso. Ninguém mais exibida que eu. Ninguém mais dentes à mostra que eu. Mas acho que todo mundo que me conhece bem concorda que eu nunca fui diferente nos perfis do que sou na vida real. Talvez esse post tenha sido escrito de mim pra mim mesma. Por às vezes acreditar só no que os olhos vêem. E, por um dia, lá aos 4 anos, ter achado que o comercial de margarina era bem melhor do que a minha própria vida. E nunca é. Todo mundo caga fedorento e tem alface nos dentes depois do almoço. Bia, mais uma vez, adverte: excesso de perfeição é prejudicial à saúde.

Insólito disse...

Hum tanto de psicologia para esse comportamento do EU absoluto... Foucault já dizia que nós, seres humanos, mortais, somos tendenciosos ao EU mas ele não desacreditava isso, muito pelo contrário até estimulava. Essa relação ´tecnologia x aparecer´ é só reflexo do nosso EU lutando para conquistar nosso espaço possivelmente tangível da sociedade. Ele, bom filósofo e pensador já dizia: "Devemos não somente nos defender, mas também nos afirmar, e nos afirmar não somente enquanto identidades, mas enquanto força criativa" Então, nada melhor do que criatividade à mostra na internet!

Beijos, muito bom seu texto...

Unknown disse...

tria apaga teus perfis e deleta tuas páginas, ou conta porque tanta exposição? aprofunda esse post ai; ou vai te foucalt

Bia disse...

Se o Luciano se desse o trabalho de ler dois comments acima talvez entendesse, mas na verdade, é até melhor nem ler. Eu não tenho obrigação de aprofundar nada pra ninguém. If you don't like the peach, walk on by the tree. Go fuck yourself!

Newman disse...

A vida como um anúncio de Páginas Amarelas.

Eduardo disse...

Perfeito. É isso mesmo..

GHANDÍ. disse...

O texto é bom, mas os comments....meu deus.

JESÚS disse...

O insólito deve ser aquele cara que vc pergunta "tudo bem?" e ele responde de verdade (em detalhes).

Ala putcha, quanto mala!

Unknown disse...

eu quiz dizer obviamente aprofundar pra ti, mas claro esqueci que você é diferente, que deveria estar comendo nos restaurantes no lugar daquequela gentalha que aparece na caras.

geeow disse...

quanto recalque, hein??

SARAIVA IGUATEMI disse...

PROMOÇÃO:
"A ARTE DE FAZER AMIGOS E CONQUISTAR PESSOAS".
EDIÇÃO REVISTA E AMPLIADA, COM DICAS DE LUCIANO, O OGRO.

Guiga disse...

Acho que esses perfis são um jeito "adulto" de brincar. Sabe quando a gente inventava histórias pra Barbie (naquele dia ela seria uma antropóloga que estava indo pra Turquia com seu namorado Ken, um famoso escritor...)? A gente meio que inventa quem gostaria de ser, como gostaríamos de ser "lidos"...é um eu aprimorado, com fotos escolhidas a dedo e frases sem gaguejos. Acho divertido...mas não dá pra beirar a histeria de querer divulgar cada momento da sua vida pro mundo, né? Afinal...who cares?
E by the way...eu não entendia pra que servia o ICQ, hehehe. Instalei e usei raramente! Já o mIRC...!