segunda-feira, 23 de março de 2009

O Leitor

Daí, eu não entendo como funciona o Oscar.
Tipo, o Benjamin Button era feito pra ganhar Oscar.
Eu gostei do filme. Muito mesmo.
Ele tem alguns momentos clichês, mas não comprometem sua grandiosidade.
Mas vejam bem o que estou dizendo.
Não é que o Danny Boyle não seja um dos meus favoritos. Mas Slumdog Millionaire não é nem de longe o melhor filme dele.
Então, que critérios fizeram o filme ganhar o Oscar?

Esse ano, ao contrário dos últimos, o Oscar realmente tinha filmes de peso.
O Leitor era um deles. Fui ver ontem.
Uma história de amor arrebatadora. O resuminho do Adoro Cinema faz a mão pra mim:

"Um adolescente se apaixona por uma mulher mais velha e vive intenso romance. De uma hora para outra, ela some de sua vida. Cerca de oito anos depois, ele reencontra essa parte de seu passado ao participar de um polêmico julgamento de crimes cometidos pelos nazistas na segunda grande guerra."

O filme é de uma poesia ímpar e arranca lágrimas sem usar nenhum lugar comum.
Na verdade, usa. O amor verdadeiro. Aquele que atravessa a vida. Que atropela preconceitos e até ética.
Às vezes eu acho que amar é privilégio dos loucos, obsessivos, compulsivos. Daí, eu me incluo nessas categorias. Eu consigo me imaginar madrugadas seguidas gravando fitas cassete pelo ser amado. E acho isso lindo. Mesmo que eu seja uma patética idiota e débil-mental.
Esse filme é obrigatório para todo mundo. Mesmo para os que não vão sentir nada.
E a Kate Winslet: baita mulher. Atropelando os padrões estéticos atuais – não, ela não é gorda, tá até magra demais, mas obedece a lei da gravidade numa boa – e sendo sempre apaixonante.

14 comentários:

Newman disse...

Slumdog venceu porque era o feel-good movie do ano, algo que os americanos estão precisando no momento. Benjamin Button é bonito mas seguiu a risca o manual de como ganhar um Oscar e ficou irregular. Pena que não seguiu o texto original que é politicamente incorreto e divertidíssimo.
Adoro o Daldry de Billy Elliot e As Horas, mas The Reader é outro filme que não me convenceu. Gostei muito da cena com a Lena Olin. Já a Winslet deveria ter sido indicada por Revolutionary Road, onde está E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R ao lado do Pepino diCaprio, mas o lobby dos Weinstein a fizeram ser indicada por The Reader onde ela teve um desempenho menor. Uma pena, poderia ter levado a estatueta com chave de ouro.

Anônimo disse...

em primeiro lugar:

"Eu consigo me imaginar madrugadas seguidas gravando fitas cassete pelo ser amado. E acho isso lindo. Mesmo que eu seja uma patética idiota e débil-mental".

Sim, vc é débil-mental. Onde o cara ia escutar fitas k7 hoje em dia??

em segundo lugar:

"E a Kate Winslet: baita mulher. Atropelando os padrões estéticos atuais...OBEDECE A LEI DA GRAVIDADE NUMA BOA"

Bah, ela não obedece nada. Os seios estão lamentáveis. Qualquer BBB tá melhor que ela.

Até algumas das tuas amigas blogueiras tão mais inteiras.

Anônimo disse...

em terceiro lugar: NEWMAN, VC É CHATO.

Anônimo disse...

em quarto lugar, meu nome não é anônimo, é JOSEPH!

Anônimo disse...

oi, vou te pegar na saída!

Guiga disse...

Bia, nem te preocupa...todo mundo que ama é um idiota débil-mental (tem hífen, é?)! Mas eu adoro amor no cinema, por isso vou ver esse filme que tu indicaste!
Ah, tb adoro a Kate! ;)

Anônimo disse...

PUTA MERDA: que BAITA filme, de fato

Anônimo disse...

PUTA MERDA: que BAITA filme, de fato

Anônimo disse...

Aproveitando que o comentario de cima saiu dobrado, adito: eu fui ao cinema esperando ver um bom filme sobre amores dilacerados. Encontrei MUITO MAIS. Genial.

Vica disse...

Eu chorei como uma condenada e saí me sentindo um lixo do cinema. É um baita filme, como disse o GD e eu adoro a Kate Winslet desde sempre.

Anônimo disse...

Kate winSLUT. Bj ne samantinha

Pat S disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pat S disse...

Acabei de assistir e sim, ainda estou sob efeito.
Lindo demais.
Pena que me reforça a idéia de que amor, amor de verdade é só uma vez na vida.
Eu não queria que fosse assim.
Queria que fossem duas, pelo menos...
A minha vez, pelo jeito, já foi.

E Kate está no meu Top 5.
Mandou benzásso!!!

Anônimo disse...

"O Leitor" , deveria se chamar "A ouvinte nua", maravilha, mulher pelada sempre é bom, ainda mais a Kate, o resto é conversa para boi dormir.